Tesla revela caminhão autônomo Semi Truck



Expandindo sua gama aos poucos e tendo já confirmado o retorno do conversível Roadster, a Tesla detalha enfim seu prometido caminhão pesado. Chamado Semi Truck, ele se move por eletricidade, como os demais produtos da empresa californiana, e pode se locomover de maneira autônoma em autoestradas, sem interferência direta do motorista. O CEO da companhia, Elon Musk, afirma que ele entra em produção em 2019.


Ao apresentar o Semi Truck, a Tesla revelou não somente seu visual aerodinâmico, como também detalhou seus números que confirmam sua menor resistência ao ar. O coeficiente é de 0,36, o que permite ao caminhão acelerar de zero a 100 km/h em cinco segundos quando sem reboque. Ao se utilizar sua capacidade de carga máxima, de 36 toneladas, o tempo sobe para 20 s. Neste caso, sua máxima é de 105 km/h.


A marca destaca, porém, outras características. Uma delas é a autonomia, que pode chegar a 800 km. Segundo Musk, cerca de 80% dos trajetos logísticos dos Estados Unidos têm no máximo 400 km, tornando o Semi Truck apto para circular com mais de um itinerário por recarga de energia. A reposição leva cerca de 30 minutos em pontos rápidos.

Sem preços anunciados, aposta-se que o Semi Truck não será barato. Musk, no entanto, afirma que o caminhão proporciona alta economia, fazendo valer a pena o valor extra. Na ponta do lápis, o CEO pontua que seu veículo rende uma economia, só em combustível, de US$ 200 mil (hoje R$ 655 mil) a cada 1,6 milhão de quilômetros percorridos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.