Lamborghini apresenta o Urus

Com 650 cv e 86,7 kgfm de torque, modelo inaugura segmento dos SUVs superesportivos



A Lamborghini apresentou nesta semana o Urus, que inaugura o segmento de SUVs superesportivos. O carro, que foi acidentalmente revelado no mês passado, é baseado no conceito apresentado durante o Salão de Pequim de 2012 e montado sob a plataforma MLB Evo, também utilizada nos Audi Q7, Bentley Bentayga e Porsche Cayenne.


Os dados técnicos do veículo impressionam. O Urus é movido por um motor 4.0 V8 biturbo, capaz de gerar 650 cv a 6000 RPM e 86,7 kgfm de torque já disponíveis a 2250 RPM. A força é suficiente para levar o modelo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e precisar de apenas 12,8 segundos para ir de 0 a 200 km/h, com velocidade máxima de 305 km/h. Com um tanque de 85 litros, a marca italiana divulga o consumo de 7,87 km/l.


A distribuição do torque é feita na proporção 40/60, porém é possível transferir até 87% da força para as rodas traseiras e 70% para as dianteiras. O motor, que é uma evolução dos propulsores de 8 cilindros utilizados em modelos Bentley e Audi, é acompanhado de uma caixa de transmissão automática com 8 velocidades e controle eletro-hidráulico.

Para desacelerar o potente conjunto mecânico dos 100 km/h até a total inércia, os freios a disco de carbono-cerâmica (CCB) do Lamborghini precisam de apenas 33,7 metros.


O superesportivo, que conta com tração nas quatro rodas, apresenta sete modos diferentes de condução, selecionados pelo botão Anima (alma, em italiano) localizado ao lado do câmbio. Os modos Corsa (circuito), Sport e Strada (normal) são voltados para os pisos asfaltados, enquanto Neve, Sabbia (Areia) e Terra são para situações de off-road. Há, ainda, o modo Ego, cujas configurações são escolhidas pelo próprio motorista.


Externamente, o utilitário possui medidas generosas, tendo 5,11 metros de comprimento, 2,01 metros de largura, 1,64 metros de altura e 3,00 metros de distância entre eixos. Os faróis dianteiros são de LED e existem opções de rodas de aro 21 até 23 polegadas. As linhas, por sua vez, remetem ao estilo do resto da linha Lamborghini.  


Internamente, o veículo apresenta duas telas na parte central do painel, que agrupam todos os comandos de multimídia e ar condicionado do utilitário; a solução é a mesma adotada pela Land Rover no recém-lançado Range Rover Velar.

O quadro de instrumentos é o conhecido painel digital Virtual Cockpit usado nos modelos da Audi, uma versão anterior ao Active Info Display encontrado no Volkswagen Polo TSI. O porta-malas do modelo tem capacidade de 616 litros, que podem chegar até 1596 litros com os bancos rebatidos.


O nome escolhido se refere a uma raça de touro semelhante a utilizada nas touradas espanholas, seguindo a tradição da marca italiana em usar o animal para batizar seus veículos. O modelo, que será produzido na fábrica da Lamborghini em Sant'Agata Bolognese, na Itália, têm previsão de início das vendas para o ano que vem e o preço sugerido é de US$ 200.000,00 para os Estados Unidos.

Lamborghini LM-002: o primeiro SUV da marca italiana


Apesar de inaugurar um segmento no mercado, o Urus não é o primeiro SUV na história da Lamborghini. O LM002 tinha um câmbio manual de cinco marchas aliado ao motor 5.2 V12 de 48 válvulas, a gasolina, capaz de gerar 455 cv a 6800 RPM e 51 kgfm de torque a 4500 RPM.


O utilitário precisava de 8,5 segundo para ir de 0 a 100 km/h, alcançando 210 km/h de velocidade máxima. Fala-se, ainda, que era possível encomendar o modelo com motor 7.2 V12 a gasolina utilizado em lanchas de competição. Com um tanque capaz de armazenar 290 litros de combustível, a média de consumo estimada era de 3,3 km/l.


O utilitário também apresentava medidas generosas, com 4,95 metros de comprimento, 2,04 metros de largura e 1,85 metros de altura, além de 3,00 metros de distância entre eixos. Ao todo, foram produzidas 300 unidades entre 1986 e 1992.

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