Volkswagen apresenta nova geração do Jetta
Sedã chega aos EUA até a metade do ano, sempre com motor 1.4
Conforme prometido, a Volkswagen aproveitou o Salão de Detroit para lançar a nova geração do Jetta. Totalmente revisto, o sedã tem novidades na concepção mecânica, visual alinhado às criações recentes da marca e interior mais simples. Nos Estados Unidos, para onde foi apresentado, ele terá quatro versões e apenas um motor, por enquanto. O Brasil deve conhecê-lo em novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo.
A estética do Jetta não pega a todos de surpresa, devido aos flagras já vistos anteriormente. O design traz soluções vistas em outros produtos, como os faróis integrados à grade que lembram o T-Roc, e as lanternas horizontais recortadas, presentes no iminente Virtus. Pela primeira vez, o sedã dispõe de vigias nas colunas C, alongando a silhueta, e dispõe de vincos marcantes no capô.
Por dentro, chama atenção o desenho simplista, inspirado no Polo. O painel abandona os difusores de ar no alto, tradição na marca, para dar espaço à tela da central multimídia. O visor, assim, fica mais integrado ao quadro de instrumentos, que também pode ser virtual. As portas destoam um pouco, com um acabamento aparentemente simples. Comandos de climatização, volante e câmbio são os mesmos do Golf.
Do hatch, aliás, também veio a mecânica. A plataforma é a modular MQB, que ajuda a reduzir custos de produção. Esperava-se, contudo, que o entre-eixos fosse mais longo: são 2,68 metros agora, 3 centímetros mais que antes, mas menos que os principais rivais. Ainda não há dados de comprimento, largura, altura ou porta-malas.
Para movê-lo, por ora, há apenas uma opção. O conhecido 1.4 TSI, que passa a entregar 150 cv e 25,5 kgfm, mesma energia oferecida no sedã brasileiro com tecnologia bicombustível. A transmissão pode ser manual, de seis marchas, ou automática, com oito relações. É provável que o 2.0 TSI seja exclusividade da variação GLi, que não chega agora com as demais versões.
Falando nelas, a Volkswagen confirma quatro níveis de acabamento para os EUA: S, SE, SEL e SEL Premium, com pacote esportivo opcional R-Line. A opção mais cara dispõe de itens como bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, sistema de som Beats de 400 watts e iluminação interna customizável. Os vários auxílios de condução, comuns no exterior, também se fazem presentes: farol alto automático (HBC), aviso de objetos em pontos cegos (BSM), controle de velocidade adaptativo (ACC) com frenagem automática, alerta de mudança de faixa involuntária (LDW), entre outros.
A marca afirma que a nova geração do Jetta estará nas lojas dos Estados Unidos até o fim do segundo trimestre.
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