Volkswagen Polo 1.6 MSI: um dos lançamentos mais aguardados traz modernidade e segurança como seus atrativos
Modelo peca pela ausência de itens básicos de conforto e conveniência
Fora de
linha desde 2014, o Volkswagen Polo sempre foi um hatch muito bem visto no
Brasil, ainda que custasse caro. Lançado oficialmente no mercado nacional em
setembro do ano passado, o MobTime
avaliou a sexta geração do Polo que vem com nova proposta e tem ganhado
cada vez mais espaço na acirrada categoria dos hatchs, que traz veteranos como
Hyundai HB20 e, o também lançamento, Fiat Argo.
Consumo
Média Final: 8,9
Sendo uma
das versões de entrada, o Polo MSI desperta com uma lista de equipamentos de
segurança invejáveis para a categoria: são quatro airbags, dois frontais e dois
laterais; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; controles de
tração e estabilidade; assistente de partida em rampas; bloqueio eletrônico do diferencial;
ancoragem ISOFIX no banco traseiro e encosto de cabeça e cinto de segurança
para todos os ocupantes.
A lista de
equipamentos não para por aí. Há também direção elétrica; display
multifuncional; Central Multimídia Composition Touch de cinco polegadas com
função de espelhamento com Apple Car Play e Android Auto; comandos de som no
volante; vidros elétricos tipo um toque nas quatro portas com fechamento global e rodas de liga leve aro 15 polegadas entre os principais. O modelo avaliado é equipado com o pacote Connect Pack, disponível para a versão ao custo de R$
2.670, elevando o preço do carro para R$ 58.760 sem pintura metálica. Não fazendo
parte nem da relação dos opcionais, a versão não dispõe de itens básicos como
espelhos com comandos elétricos, coluna de direção ajustável e nem sensores de
estacionamento.
Com design
atualizado e lançado na Europa quase na mesma época que no Brasil, o Polo
impressiona pelo porte. São 4,05m de comprimento e 2,56m de entre-eixos. O
carro possui linhas sóbrias com visual agradável, sendo uma evolução natural da
geração anterior, não lançada por aqui, mas cuja
referência de estilo foi adotada pelo seu irmão menor, o atual Gol. Ou seja: é
normal confundirem-no com o veterano hatch da Volkswagen.
À bordo
O acabamento
não possui o requinte da última geração vendida por aqui. Os plásticos são
onipresentes na cabine: portas e painel, porém, há bons arremates e apenas nas
portas dianteira existe um pequeno enxerto de tecido no apoio para os braços. A
boa ergonomia garante facilidade no acesso aos comandos e a leitura com clareza dos
instrumentos. O volante possui boa empunhadura, ainda que seja sentida a falta
de revestimento em couro.
Os bancos
possuem densidade que proporciona uma boa dose de conforto aos ocupantes e suas abas laterais seguram
bem o corpo em curvas. Os deslizes ficam por conta da falta de regulagem lombar e de acabamento
nos trilhos dos assentos. Na parte traseira o modelo acomoda bem duas pessoas
oferecendo bom espaço para a cabeça e ombros. Nesta versão não há saída de ar-condicionado
traseiro. O porta-malas por sua vez possui bons 300 litros de capacidade e há
um pequeno porta-objetos na lateral. O banco traseiro não é bipartido, mas pode
ser rebatido.
Impressões ao rodar
O motor MSI
1.6 16v flex rende 117cv de potência quando abastecido com etanol e 110cv quando
com gasolina. Oferece desempenho satisfatório com excelente disposição para
retomadas e acelerações, auxiliado pelo impecável câmbio manual MQ-200 de cinco
velocidades com engates macios e precisos.
A
dirigibilidade é o ponto alto do Polo. A condução é bem acertada sendo privilegiada pela direção elétrica e pelo bom acerto dinâmico, que oferece nível
de ruído baixo graças à ótima vedação acústica da cabine, assim como o bom
acerto da suspensão que filtra bem as irregularidades sem comprometer o
conforto. Graças aos anjos da guarda eletrônicos, a
estabilidade do carro é exemplar, que não se intimida com curvas ou mudanças
bruscas de faixa. A frente com defletores de ar baixo é um convite para raspar
em valetas.
Consumo
O consumo de
combustível é excelente, e em nossos testes o computador de bordo registrou
média de 16km/l, sendo a maioria do tempo em ciclo rodoviário com pequenos
trechos em ciclo urbano, abastecido com gasolina e sempre com ar condicionado
ligado. Quando apenas em ciclo urbano e nas mesmas condições, a média fica em
bons 10km/l. Números que fizeram o modelo receber nota A do Inmetro quanto a
eficiência energética.
Veredicto
Moderno,
seguro, bem construído e econômico, o Polo MSI tem tudo para dar certo em
nosso mercado: os números de vendas divulgados pela Fenabrave já dizem por si,
sendo o quarto carro mais vendido em fevereiro. Mesmo com graves falhas de
acabamento e ausência injustificada de certos equipamentos, a versão MSI
convence.
O Fiat Argo
Drive 1.3 com câmbio manual é seu rival mais próximo. Por R$53.900 sem
opcionais, o Fiat oferece mais equipamentos de conforto, mas fica devendo em
segurança, não dispondo de airbag lateral nem de controles de tração,
estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial.
Na avaliação
do MobTime o Polo 1.6 MSI foi aprovado
com ressalvas: pelo preço que cobra, não dispor de itens de série hoje já
considerados obrigatórios, a versão MSI afasta possíveis compradores. O
acabamento também poderia ser melhor. No mais, o modelo oferece um
bom conjunto para aqueles que priorizam segurança e economia, aliados a uma ótima dirigibilidade.
Notas:
Desempenho:
9,0
Dirigibilidade: 10
Conforto: 9,0
Acabamento:
7,5
Espaço
Interno: 9,0
Consumo: 9,0
Média Final: 8,9
Nenhum comentário