CNH com chip será exigida até 2019
Carteira passa a ter o formato de um cartão de crédito
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou um novo padrão para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH. Tradicionalmente feita em papel, ela passará a ser um cartão de plástico, como visto na Argentina, com chip integrado. O novo documento deve ser regulamentado em cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) até 1º de janeiro de 2019.
Com a determinação, o layout da nova CNH também foi divulgado. Pelo que se nota, o documento mantém os dados pessoais de cada motorista, agora separando nomes e sobrenomes. A face posterior, porém, conta com detalhamento sobre a aptidão do condutor, além de trazer informações adicionais, caso necessário. O QR Code, implementado ao longo de 2017, segue fazendo parte da carteira. Já o chip, que fica oculto no cartão, armazena todos os dados, a fim de reduzir as fraudes.
A regulamentação é obrigatória até 2019, mas a troca pelo novo documento só acontecerá quando o motorista for renová-lo. Assim, não há necessidade que os habilitados atualmente troquem sua carteira de imediato.
Nenhum comentário