Volkswagen revela 18 lançamentos para até 2020

Marca garante novos Gol e Saveiro e quatro SUVs inéditos

A Volkswagen tem uma meta ambiciosa: voltar a liderar o mercado brasileiro e produzir anualmente cerca de 800 mil veículos no País até 2020. Para alcançá-la, a marca havia revelado um plano com 20 lançamentos no período, dois dos quais já eram conhecidos: Polo e Virtus. Após fazer mistério, a marca revelou, na Argentina, os nomes das outras 18 novidades preparadas para a região.

Entre tantos nomes nacionais esperados, dois projetos em especial chamaram atenção. Um deles é identificado como "A0 CUV", que mostra que a Volkswagen planeja criar mais um crossover sobre a plataforma MQB-A0, do Polo. Acima deste veículo, aparece o T-Cross, também feito sobre esta arquitetura, o que indica que a empresa pretende contar com um SUV de pequeno porte para atuar como opção de acesso, como seria o Taigun (abaixo), conceito derivado do Up. Cabe ao T-Cross fazer frente a líderes de vendas como Honda HR-V e Hyundai Creta.

No passado, VW flertou com SUVs compactos com o conceito Taigun, que foi abandonado
O outro projeto é exibido como "A00 Gol Successor": mais direto, impossível. O modelo definitivo será o substituto do Gol, tornando-se o veículo mais em conta da VW na região. Ele usará a plataforma MQB, mas em uma variação simplificada, descrita internamente como A00. E o Gol AQ? Tal qual o Voyage AQ, esta inscrição indica uma atualização final sobre a atual geração, para ganhar fôlego até a chegada do substituto reformulado. O retoque deve aparecer nas ruas em 2018.

Outra novidade importante se chama Saveiro NF. O batismo confirma que a picape ganhará uma geração toda revista para enfrentar Fiat Toro e Renault Duster Oroch - a sigla ao lado do nome significa "sucessor" em alemão. Também com a plataforma MQB-A0, a nova linhagem não mata o produto atual diretamente. Ele será simplificado para ser uma opção ao trabalho.

Reestilização do Golf atrasou, mas seguirá o design do europeu (acima)
Os demais projetos brasileiros são o Golf AF, a aguardada reestilização do hatch médio; o Polo GTS e o Virtus GTS, que devem ganhar roupagem esportiva e talvez motorização mais potente; e as versões Connect e Xtreme do Fox, já à venda no Brasil.

NOVIDADES ARGENTINAS

Da terra do tango, apenas dois projetos aparecem no planejamento. O mais importante é o Tarek, SUV que atuará acima do T-Cross, na faixa do Jeep Compass. Desenvolvido para países emergentes, o veículo nascerá com o apoio da Skoda, que deve emprestar soluções do Karoq. Seu nome extraoficial era Tharu, mas agora já se sabe que a marca escolheu Tarek, o mesmo batismo de seu primeiro carro no Rally Dakar, para identificá-lo. Ele será produzido no espaço a ser deixado pela SpaceFox.

Skoda Karoq deve originar o inédito Volkswagen Tarek
Na mesma unidade, a Volkswagen deve renovar a Amarok. Já com sete anos de mercado, ela completará uma década até 2020, idade média com a qual sua concorrência também se renova. Acredita-se em uma pesada reformulação da picape, embora mantendo a mecânica atual.

OUTROS PRODUTOS INTERNACIONAIS

O documento apresentado na Argentina menciona ainda outras cinco novidades trazidas de outros cantos do planeta. As mais próximas do mercado são a renovação da Golf Variant e a nova geração do Jetta ("NF"), ambas produzidas no México. A perua acompanha o hatch brasileiro (ler acima), enquanto o sedã muda por completo. Ele deve ser lançado em janeiro, no Salão de Detroit. Do mesmo país chega a segunda linhagem do Tiguan, com a variação de sete lugares Allspace. A mais curta, feita na Europa, é estudada.

Volkswagen já revelou teaser da nova geração do Jetta
Completando a série, a VW garante a reestilização do Passat, que ainda será oficializada na Europa ao longo de 2018, e o grandalhão Atlas. Produzido nos Estados Unidos, o SUV será o maior produto da marca na região. Versão e motorização ainda estão por se definirem. 

Pensado para os EUA e a China, Volkswagen Atlas chegará ao Mercosul

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.