Contran estuda implementar novos itens de segurança em veículos
Entidade planeja 38 novos itens de segurança para veículos
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), divulgou nesta terça-feira (12), que pretende realizar estudos para implementação de itens de seguranças em veículos, dos leves aos pesados. O cronograma da entidade prevê a conclusão de 38 regulamentações nos próximos quatro anos, dependendo do tipo de veículo. A medida visa fazer com que as fabricantes se adequem a possível obrigatoriedade dos dispositivos.
A resolução 717/17 indica que poderá haver atualizações nas normas sobre retrovisores, dobradiças e fechaduras, e também proteção aos ocupantes em impacto frontal e traseiro. Além disso podem ser incluídos como obrigatórios o alerta de frenagem emergencial e câmera de ré, para veículos de passeio.
Ainda podem ser implementadas equipamentos voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, assim como os gravadores de dados de acidentes de trânsito, similar à que existe nos aviões, para auxiliar nas investigações de eventuais causas das ocorrências de trânsito.
Nos ônibus, as mudanças previstas são estudos sobre o número de identificação da carroceria, apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos e dispositivo limitador de velocidade. Para veículos como reboque/semirreboque, a resolução prevê características específicas de construção para o transporte de mercadoria/produtos perigosos e dispositivos de estabilidade e capotagem para veículos com carroceria tanque.
Na resolução do Contran, as datas informadas referem-se à conclusão dos estudos de regulamentação, o que significa que poderá haver um novo prazo quando as regras para cada tipo de equipamento forem efetivamente publicadas.
Nenhum comentário