Mini Electric Concept é resultado de estudos do grupo BMW

Conceito puramente elétrico é o destaque da Mini no Salão de Los Angeles


O Electric Concept é o destaque no stand da Mini durante o Salão de Los Angeles, que acontece entre os dias 01 e 17 de dezembro. Com grande dianteira fechada para reduzir o arrasto aerodinâmico e peças da carroceria em fibra de carbono, o conceito é o primeiro veículo da montadora britânica com tecnologia puramente elétrica. O carro faz parte da visão de futuro da marca, que alia mobilidade livre de emissões de gases poluentes à condução característica dos demais modelos da linha.

O conceito, que também fez aparição no Salão de Frankfurt em setembro deste ano, é resultado do estudo iniciado pelo BMW Group em 2008, quando 600 unidades do elétrico Mini E foram produzidas e distribuídas para teste nas mais variadas condições reais de uso urbano. Além do Electric Concept, os produtos da linha BMW i também são frutos da tecnologia obtida nessa pesquisa.


Com base no Mini Cooper de três portas, o conceito dará origem à versão para produção em larga escala prevista para 2019, ano em que o lançamento do Mini clássico completa 60 anos. O futuro Mini puramente elétrico terá bateria de íon-lítio produzida na planta do grupo alemão em Landshut, na Alemanha, enquanto a montagem do carro será realizada em Oxford, na Inglaterra. O produto também faz parte da estratégia lançada em 2017 pelo BMW Group, cujo pilar principal é a extensão da tecnologia elétrica para a gama de veículos da companhia.

MINI E


O Mini E foi divulgado pela montadora britânica em 2008, no International Auto Show, na Califórnia. Produzido entre 2009 e 2010, trata-se de uma conversão do tradicional Mini Cooper de três portas e possuía um motor elétrico de 150 kW de potência, com 160 quilômetros de autonomia. O veículo teve 600 unidades produzidas e distribuídas para consumidores selecionados em diversos países, como Estados Unidos e Inglaterra, com o objetivo de testar a tecnologia nas mais variadas condições de uso urbano.

A MINI NO SALÃO DE LOS ANGELES: TECNOLOGIA HÍBRIDA TAMBÉM PRESENTE


Além do Electric Concept, a Mini mostra no Salão de Los Angeles o Cooper S E Countryman ALL4, com tecnologia híbrida. Lançado em Julho deste ano, o carro conta com um motor 1.5 de 3 cilindros em linha, à gasolina, que produz 138 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, além de um motor elétrico com 65 kW e 16,8 kgfm de força. Quando utilizado no modo puramente elétrico, o veículo atinge até 125 km/h. O propulsor à combustão envia força para o eixo dianteiro, enquanto o elétrico fica responsável por jogar potência ao eixo traseiro; combinados, o propulsor híbrido fornece até 224 cv.

O modelo, que também faz parte da visão de futuro da montadora britânica, ainda não está disponível para vendas no Brasil.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.