Todo reformulado, Mercedes Classe G mantém estilo clássico
Com plataforma nova, design remete ao original de 1979
Um primeiro olhar parece dizer: essa é mais uma reestilização do veterano Classe G, lançado em 1979. No entanto, após quase 40 anos, o fato é que o utilitário foi completamente revisto pela Mercedes-Benz. A marca alemã divulgou imagens e informações da novidade na Europa, que recebe as primeiras unidades no segundo trimestre. Ele deve desembarcar por aqui no final do ano.
Sob a carroceria, a Mercedes-Benz afirma estar uma plataforma totalmente nova, com emprego significativo de aço de alta resistência e alumínio, materiais leves e fortes. Ele ganhou 5,3 centímetros em comprimento, chegando a 4,82 metros, e 12,1 cm na largura, agora de 1,99 m. Ainda assim, ficou até 170 kg mais leve. A suspensão dianteira, antes de eixo rígido, conta com esquema independente de duplo A, enquanto a traseira manteve o sistema tradicional, com barra Panhard.
A "dúvida" da mudança do Classe G, porém, se deve pelo seu visual. Mesmo com medidas maiores, ele parece ter mantido a carroceria, ainda que ela tenha mudado inteiramente. Isso se deve à preocupação da Mercedes em manter o estilo tradicional, com faróis circulares (agora Full LED), piscas na parte superior dos para-lamas, portas com dobradiças aparentes, lanternas horizontais baixas e a imitação das antigas calhas.
O interior, porém, mostra a mudança, com o painel novo trazendo central multimídia com tela de 12,3 polegadas, ausência da alavanca de câmbio tradicional e novos comandos. Mantendo a tradição, há o puxador sobre o porta-luvas. Mas ela praticamente para por aí: o Classe G conta com uma vasta lista de equipamentos, entre eles o aparelho de som Burmeister com 16 alto-falantes, o carregador de celular por indução e os bancos com inflagem lateral para apoiar o corpo dos passageiros em curvas.
Inicialmente, o G tem garantido apenas um motor: um 4.0 V8 biturbo, que move a variação G500. Ele entrega 422 cv e 62,2 kgfm (2.000-4.750 rpm), com tração nas quatro rodas (60% da energia vai ao eixo traseiro, normalmente) e transmissão automática de nove marcas. A atuação do sistema pode ser alterada pelo sistema Dynamic Select em cinco modos: Comfort, Eco, Sport, Individual e G-Mode, este último voltado a trechos mais acidentados. Segundo a Mercedes, ele tem 24,1 cm de distância do solo, capacidade de transpor terrenos alagados em até 70 cm e ângulos de entrada de 31° e de saída de 30°. Além disso, manteve os três diferenciais blocantes.
Ao longo de 2018, a marca deve ampliar a oferta do modelo. É provável que ele ganhe uma variação a diesel, dedicada à Europa, além da versão preparada pela AMG.
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