BMW lança segunda geração do X4
Crossover faz sua estreia no Salão de Genebra
Apenas quatro anos depois de seu lançamento, o X4 recebe uma geração completamente nova. Acompanhando o X3, renovado no ano passado, o crossover tem reformulação total, com linhas que devem influenciar o primo maior X6. Além das versões "comuns", a BMW aproveita para lançar também os acabamentos preparados pela divisão M Motorsport. A novidade estará no Salão de Genebra, em março, chegando às lojas europeias em outubro.
Em sua segunda linhagem, o X4 tem linhas mais limpas. A dianteira se assemelha à do X3, com faróis menores que os do antecessor e grade "duplo rim" destacada. Nas laterais, o perfil passa mais harmonia que na primeira geração. Antes, parecia que o SUV havia sido "espremido" para que a queda do teto se adequasse a seu porte. Na traseira, destaque para as lanternas horizontais mais finas, que lembram o X2 e devem ser repetidos no inédito X7. O estilo tem três perfis estéticos: xLine (aventureiro), M Sport (esportivo) e M Sport X (agressivo e campeiro misturados).
Em relação ao renovado X3, o interior não muda. Painel, bancos e portas são semelhantes, embora haja sutis mudanças para adequação à carroceria. Os modelos compartilham a plataforma modular CLAR, com o mesmo entre-eixos de 2,86 metros. O X4 possui 4,75 m de comprimento (+8,1 cm sobre o antecessor), 1,92 m de largura (+3,7 cm) e 1,62 m de altura (-0,3 cm), ante respectivos 4,71 m, 1,89 m e 1,68 m do X3.
OFERTA VARIADA DE MOTORES
A gama de propulsores do X4 está confirmada, incluindo as versões M (das fotos). Segundo a BMW, todos eles estão equipados com tração integral xDrive e câmbio automático de oito marchas Steptronic. O controle de comportamento Driving Experience, com os modos Comfort, Eco Pro e Sport, também é de série, mas o Sport+ é exclusividade dos mais fortes, assim como a função de controle de largada (Launch Control).
A família a gasolina é composta de três opções. A variação de acesso (xDrive20i) usa um 2.0 de 184 cv e 29,6 kgfm, que leva o X4 de zero a 100 km/h em 8,3 segundos. A intermediária xDrive30i tem o mesmo 2.0, mas com 252 cv e 35,6 kgfm, energia suficiente para baixar o tempo para 6,3 s. Já o M40i adota o 3.0 de seis cilindros, com 360 cv e 51 kgfm. Nele, a aceleração é cumprida em 4,8 s.
Já a linha a diesel dispõe de quatro motores. No modelo xDrive20d, há um 2.0 de 190 cv e 40,8 kgfm, com tempo de 8 s, enquanto o xDrive25d tem um 2.0 de 231 cv e 51 kgfm para acelerar em 6,8 s. O xDrive30d dispõe de um 3.0 de 265 cv e 63,3 kgfm, reduzindo a prova de 0-100 km/h para 5,8 s. Completando a gama, o M40d traz um 3.0 de 326 cv e 69,4 kgfm, com tempo de 4,9 s. A BMW não divulgou dados de consumo nem a velocidade máxima.
O Brasil deve conhecer o novo X4 no Salão de São Paulo, em novembro.
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