Fiat Cronos chega em quatro versões ainda sem preços
Valores serão divulgados oficialmente no dia 21 de fevereiro
A
Volkswagen Virtus e similares.
As linhas do Cronos já não são mais novidade, mas não custa reforçar suas diferenças frente ao Argo, seu irmão, ainda que a Fiat renegue o parentesco. O sedã tem dianteira exclusiva, com grade, capô e para-choque próprios. Da coluna B pra trás ele também tem personalidade própria, com portas traseiras novas e, claro, o terceiro volume com soluções próprias. As lanternas são mais delgadas que as do hatch, lembrando os Alfa Romeo.
MOTORES
Para mover o Cronos, a Fiat escalou dois motores, dispensando o 1.0 6v usado pelo Argo. Para as versões de acesso, o sedã conta com o 1.3 8v Firefly, capaz de entregar 101 cv com gasolina (6.000 rpm) e 109 cv com etanol (6.250 rpm) e torque de 13,7/14,2 kgfm (3.500 rpm). Com câmbio manual de cinco marchas, ele tem médias de consumo de 12,4/8,5 km/l (G/E) em ciclo urbano e 14,8/10,3 km/l no rodoviário. Ao atuar junto da caixa automatizada GSR, também de cinco velocidades, os números se alteram para 12,7/8,8 km/l na cidade e 14,8/10,4 km/l na estrada.
As versões mais equipadas usam o conhecido 1.8 16v E.torQ. Ele rende 135/139 cv (5.750 rpm) e 18,8/19,3 kgfm (3.750 rpm), oferecendo também duas transmissões. Com a manual de cinco marchas, seu consumo fica em 11,6/8 km/l (G/E) em vias urbanas e 13,8/9,6 km/l em autoestradas. Ao utilizar a caixa automática de seis velocidades, as médias se alteram para 10,3/7,2 e 13,3/9,6 km/l.
VERSÕES
Ao todo, o Cronos será comercializado em quatro versões, ainda sem preços. A de entrada é a Drive 1.3 com câmbio manual, já equipada com ar condicionado, direção elétrica, sensor de pressão dos pneus e multimídia com tela de sete polegadas e integração Apple CarPlay e Android Auto. Ela traz também computador de bordo com visor de 3,5", ancoragens Isofix, rodas aro 15" com calotas, volante multifuncional e banco do motorista com ajuste de altura. Em opção, há alarme e três pacotes: Parking (sensor e câmera de ré), Convenience (vidros traseiros e retrovisores elétricos) e Stile (rodas de liga leve, luzes de neblina e banco posterior bipartido).
Logo acima, há o Drive 1.3 com a caixa automatizada GSR. Além dos itens do modelo com câmbio manual, ele agrega controles de tração e estabilidade (ESP), assistência de partida em rampas (HSA) e desligamento automático do motor (Start&Stop). A lista contempla ainda retrovisores com piscas integrados, controlador de velocidade, vidros traseiros e espelhos elétricos e apoio de braço para o motorista. Como opção, alarme e os kits Parking e Stile.
A terceira opção é a Precision 1.8, baseada na Drive 1.3 manual. Ele tem alguns itens da GSR, como ESP, HSA, luzes de neblina e banco traseiro bipartido. Ele dispõe ainda de sensor de ré, faróis com luz diurna em LED, rodas aro 16" de liga leve, volante com regulagem de profundidade e retrovisores elétricos.
A mais cara é a Precision com caixa automática. Além dos itens da manual, ela se diferencia por ter volante em couro com paddle shift, apoio de braço para o motorista, controlador de velocidade e frisos e maçanetas cromados. Como opcionais, as duas Precision tem os mesmos pacotes: Stile (bancos em couro e rodas de 17 polegadas) e Tech (ar condicionado automático, sensores de chuva e luminosidade, quadro de instrumentos virtual com tela de 7", retrovisor antiofuscante e chave presencial). Há ainda os "livres" câmera de ré e airbags laterais.
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