Fiat Cronos chega em quatro versões ainda sem preços

Valores serão divulgados oficialmente no dia 21 de fevereiro

A chata estratégia de apresentar um modelo a conta-gotas segue em voga na indústria automotiva. A Fiat oficializou as versões do Cronos que chegarão ao Brasil até o fim do mês, mas deixou de lado os preços: eles só serão divulgados no dia 21. Ao menos já dá para se ter uma ideia da atuação do modelo, que, ao contrário do esperado, não terá airbags laterais nem controle de estabilidade de série. Ele surge para enfrentar 
Volkswagen Virtus e similares.



As linhas do Cronos já não são mais novidade, mas não custa reforçar suas diferenças frente ao Argo, seu irmão, ainda que a Fiat renegue o parentesco. O sedã tem dianteira exclusiva, com grade, capô e para-choque próprios. Da coluna B pra trás ele também tem personalidade própria, com portas traseiras novas e, claro, o terceiro volume com soluções próprias. As lanternas são mais delgadas que as do hatch, lembrando os Alfa Romeo.



O habitáculo da dupla também é semelhante. A Fiat insiste que o Cronos tem arquitetura própria, a plataforma MP-S ("Modular Platform Sedan), mas os números não nos deixam negar o parentesco com o Argo: ambos possuem as mesmas largura (1,73 metros) e altura (1,52 m). O entre-eixos, inclusive, é semelhante: 2,52 m, o que indica que o espaço interno não deve ser muito diferente. O porta-malas, claro, é maior, com capacidade para 525 litros. Segundo a marca, a diferença de peso é pequena, de apenas de 10 kg - a massa do sedã fica em 1.271 kg -, porém a suspensão recebeu arranjo específico.





MOTORES

Para mover o Cronos, a Fiat escalou dois motores, dispensando o 1.0 6v usado pelo Argo. Para as versões de acesso, o sedã conta com o 1.3 8v Firefly, capaz de entregar 101 cv com gasolina (6.000 rpm) e 109 cv com etanol (6.250 rpm) e torque de 13,7/14,2 kgfm (3.500 rpm). Com câmbio manual de cinco marchas, ele tem médias de consumo de 12,4/8,5 km/l (G/E) em ciclo urbano e 14,8/10,3 km/l no rodoviário. Ao atuar junto da caixa automatizada GSR, também de cinco velocidades, os números se alteram para 12,7/8,8 km/l na cidade e 14,8/10,4 km/l na estrada.





As versões mais equipadas usam o conhecido 1.8 16v E.torQ. Ele rende 135/139 cv (5.750 rpm) e 18,8/19,3 kgfm (3.750 rpm), oferecendo também duas transmissões. Com a manual de cinco marchas, seu consumo fica em 11,6/8 km/l (G/E) em vias urbanas e 13,8/9,6 km/l em autoestradas. Ao utilizar a caixa automática de seis velocidades, as médias se alteram para 10,3/7,2 e 13,3/9,6 km/l.



VERSÕES

Ao todo, o Cronos será comercializado em quatro versões, ainda sem preços. A de entrada é a Drive 1.3 com câmbio manual, já equipada com ar condicionado, direção elétrica, sensor de pressão dos pneus e multimídia com tela de sete polegadas e integração Apple CarPlay e Android Auto. Ela traz também computador de bordo com visor de 3,5", ancoragens Isofix, rodas aro 15" com calotas, volante multifuncional e banco do motorista com ajuste de altura. Em opção, há alarme e três pacotes: Parking (sensor e câmera de ré), Convenience (vidros traseiros e retrovisores elétricos) e Stile (rodas de liga leve, luzes de neblina e banco posterior bipartido).



Logo acima, há o Drive 1.3 com a caixa automatizada GSR. Além dos itens do modelo com câmbio manual, ele agrega controles de tração e estabilidade (ESP), assistência de partida em rampas (HSA) e desligamento automático do motor (Start&Stop). A lista contempla ainda retrovisores com piscas integrados, controlador de velocidade, vidros traseiros e espelhos elétricos e apoio de braço para o motorista. Como opção, alarme e os kits Parking e Stile.



A terceira opção é a Precision 1.8, baseada na Drive 1.3 manual. Ele tem alguns itens da GSR, como ESP, HSA, luzes de neblina e banco traseiro bipartido. Ele dispõe ainda de sensor de ré, faróis com luz diurna em LED, rodas aro 16" de liga leve, volante com regulagem de profundidade e retrovisores elétricos.



A mais cara é a Precision com caixa automática. Além dos itens da manual, ela se diferencia por ter volante em couro com paddle shift, apoio de braço para o motorista, controlador de velocidade e frisos e maçanetas cromados. Como opcionais, as duas Precision tem os mesmos pacotes: Stile (bancos em couro e rodas de 17 polegadas) e Tech (ar condicionado automático, sensores de chuva e luminosidade, quadro de instrumentos virtual com tela de 7", retrovisor antiofuscante e chave presencial). Há ainda os "livres" câmera de ré e airbags laterais.











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