Correia dentada e sua importância para a vida útil do motor

Muitas vezes esquecida na hora da manutenção, ela é vital para o bom funcionamento do motor



A correia dentada de um motor é uma das peças mais importantes, mas uma das mais esquecidas na hora da manutenção. A função dela é simples: liga o comando de válvulas e ao virabrequim do motor. Seu perfeito sincronismo evita que o motor fique fora de ponto, fazendo com que válvulas de admissão e escapamento sejam fechadas e abertas de maneira correta, e também, fazendo com que elas não se impactem com os cilindros do motor, ou seja, pela falta de manutenção, ela pode se romper e causar grandes danos ao motor.

Cada fabricante estipula um prazo para sua troca (seja por tempo ou km), isso se o modelo do motor tiver esse componente (existe motores com corrente de comando, mas isso é assunto para outro texto). Todo o sistema deve receber atenção: a correia não deve estar quebradiça ou ressecada, polias e engrenagens não devem estar com dentes "afiados", tensores não podem estar roncando e a tensão na hora da montagem deve ser correta, respeitando o torque indicado para os componentes. O ponto também é primordial, e em muitos casos, necessita de ferramentas especiais para sua sincronização.

É importante o uso de kits de correias originais que cada vez mais estão com preços acessíveis na concessionária. Lembrando que a manutenção deve ser feita por profissional capacitado, com ferramentas adequadas, da forma correta e sempre limpando a área da correia e polias antes da aplicação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.